Nuvem Moda utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Conheça o blog Nuvem Moda

Quer entender mais sobre as práticas de gerenciamento no setor da moda? Acompanhe nossas matérias do Blog Nuvem Moda e fique por dentro dos processos que te auxiliam no mercado de atacado e varejo da indústria têxtil.

Sistema de gestão integrada: qual a importância de utilizá-lo em seu negócio no ramo da moda?

Atuadores Materiais Elétricos
COMPARTILHE

O mercado da moda está em expansão em todo o país e corresponde a um dos maiores polos industriais que comandam a economia brasileira. 

Se você precisa otimizar os processos da sua loja, organizar dados e informações, departamentos de forma mais acessível e prática e procurar melhorar o gerenciamento de uma empresa, o Sistema ERP é ideal para você.

O objetivo de uma Sistema ERP para gerenciar negócios da moda e confecções é a otimização das etapas de produção, organização de processos do departamento financeiro e análises de previsões de gráficos e estatísticas que ajudam no processo de tomada de decisão mais estratégicas. O Sistema pode influenciar a produtividade e garantir a lucratividade no negócio. Para saber mais sobre a importância de utilizar essa tecnologia, acompanhe a matéria a seguir. 

Como funciona a atuação do Sistema ERP?

O sistema ERP atua na integração dos processos influenciando a produtividade e o fluxo operacional das empresas. Ele atua em diferentes setores dentro da organização e dinamiza a execução das etapas de maneira prática, fácil e rápida. 

Esse Sistema de Gerenciamento possui uma atualização em tempo real e quando armazenado em nuvem no lugar de um servidor físico de arquivos, pode ser acessado de qualquer celular ou computador a partir de um login e senha. Esse modelo mais preciso de acompanhamento representa uma estratégia necessária para facilitar a tomada de decisão no negócio, já que oferece uma análise de dados e gráficos para interpretação das informações.

Alguns benefícios que este sistema ERP oferece, incluem:  

  • Aumento da produtividade;
  • Agilidade nos processos;
  • Inovação e sistema mais tecnológicos;
  • Relatórios atualizados em tempo real com dados específicos e indicadores sólidos;
  • Facilitador da tomada de decisão mais assertiva;
  • Acessibilidade de informação;
  • Padronização dos processos;
  • Maior lucratividade;
  • Otimização de estoques;
  • Maior segurança e diminuição dos riscos de vazamento ou perda de informações e dados.
  • Maior participação dos colaboradores e autonomia dos processos.


Principais setores integrados pelo sistema

Para os pequenos negócios no setor da moda e aqueles que estão em crescimento e precisam organizar melhor seus processos, o Sistema ERP proporciona uma gestão integrada que proporciona uma interatividade entre os departamentos da empresa. A organização desses processos pode ser feita em alguns setores, os principais ou uma gestão completa de todos os processos. Os setores básicos os quais os módulos atendem são: financeiro, produção, comercial (loja PDV), geração de notas fiscais e código de barras. Veja a seguir uma análise de cada um deles:

Financeiro

O módulo financeiro centraliza as informações do módulo de produção e de loja (PDV). Este módulo oferece, controle de contas, recebimentos dos caixas das lojas, todas as funções de contas a receber “receitas”, de contas a pagar “despesas”, incluindo pagamentos de assessores/guia e pagamento de O.S “ordem de serviços” da produção;

A integração é completa com todo o sistema, registrando todas as movimentações financeiras do negócio, além de DRE, fluxo de caixa e relatórios de receitas e despesas e principalmente a conciliação bancária pelo arquivo OFX.;


Produção

O módulo produção controla todos os processos que dão origem a qualquer tipo de roupa, acessório e calçado. Iniciado pela ficha Técnica (a receita do bolo), a empresa consegue mensurar de fato os custos envolvidos naquele produto e no final fazer o markup do produto com várias opções de markup lucro.

 É possível controlar todos consumos, tipos e quantidades de matéria-prima, e principalmente é possível controlar variáveis como cor e tamanho. Da mesma forma, o controle da mão-de-obra (interna e externa) é realizado em cada etapa criando a Ordem de Serviço. 


Comercial - Loja (PDV)

No módulo loja (PDV) o cliente inicia com os parâmetros e cadastro de produto dando total importância na grade de produto que poderá ser feito por “tamanho e cores”, sendo um dos grandes diferenciais do sistema da Nuvem Moda e principalmente para as empresas do setor da moda. Com toda a estrutura do produto  definido, fica fácil de gerir estoque “entradas e saídas”. 

Estoque

Ao integrar setores como compras, vendas e produção, o sistema cruza dados para garantir a manutenção segura do estoque, para que este não excede seu limite ou fique desfalcado.

Dessa forma, o ERP organiza e apresenta as demandas, uma nova compra de insumos, por exemplo. Exceder os estoques pode trazer maiores custos de armazenamento, enquanto não contar com produtos suficientes pode prejudicar as vendas. Por isso, a gestão eficaz desse setor é tão importante.

Como implantar o sistema de gestão integrada?

Visando o crescimento empresarial, é fundamental contar com um planejamento, com o maior número possível de informações. Posteriormente, é importante levantar os objetivos que serão alcançados pela organização, definindo o passo a passo a ser seguido. 

A implantação do sistema de gestão pode, então, contar com alguns aliados, que garantem maior fluidez e adaptação da cultura interna da empresa e de seus colaboradores. Confira algumas ferramentas que podem ajudar.

Escolha adequada do sistema: ao definir suas metas, identificar pontos positivos e aqueles a serem melhorados, o gestor pode adquirir a ferramenta que mais se adequa às características do seu negócio. A ajuda de um consultor é muito bem-vinda nesse momento;


Treinamento e capacitação da equipe: todos os envolvidos, entre colaboradores e membros da gestão, devem dominar as funcionalidades do sistema. Dessa forma, é primordial que a equipe seja treinada e se familiarize com ele, se adaptando, também, a possíveis novas metodologias de trabalho;


Acompanhamento de resultados: a atuação do sistema de gestão pode ser ainda mais potencializada com o monitoramento de indicadores de desempenho, assim como outros KPIs, como o retorno sobre investimento. A partir de análises passadas, pode-se colocar em prática novas abordagens e estratégias.


Sistema de gestão integrada é com a Nuvem Modas!


Neste conteúdo, você conferiu a importância de contar com um sistema de gestão integrada em sua empresa. Mostramos os benefícios que o software proporciona, falamos sobre os principais setores que podem ser integrados e mostramos algumas ferramentas e ações que incrementam a utilização do ERP.

Como falamos ao longo desta matéria, os quatro setores principais são essenciais para praticamente todas as empresas, mas é importante ressaltar que diferentes funcionalidades e módulos podem ser adicionados ao seu sistema, encaixando-se perfeitamente nos seus objetivos.

A Nuvem Modas é uma empresa desenvolvida para oferecer o que há de mais novo em sistemas de gestão e que atende às necessidades das pequenas às grandes lojas do setor da moda. 

Gostou do conteúdo? Se você quer aumentar a sua lucratividade e organizar os processos da sua empresa, então você precisa de um sistema ERP para gerir o seu negócio. Fale agora com um especialista e tire todas as suas dúvidas.