Nuvem Moda utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Conheça o blog Nuvem Moda

Quer entender mais sobre as práticas de gerenciamento no setor da moda? Acompanhe nossas matérias do Blog Nuvem Moda e fique por dentro dos processos que te auxiliam no mercado de atacado e varejo da indústria têxtil.

Conheça as 5 principais tendências do varejo no mercado da moda para 2021

Sistema ERP para gestao da moda
COMPARTILHE

O segmento lojista, principalmente atuante no cenário da moda, passa por mudanças constantes. Afinal, conforme as práticas de consumo se modificam, as estratégias de venda deste mercado também passam por alterações. As tendências de varejo fazem parte dessas mudanças e é importante acompanhá-las.

O ano de 2020, por exemplo, foi marcado por uma das maiores mudanças nos últimos anos que influenciam tanto o cenário econômico, quanto os hábitos dos consumidores e a rotina de vivência. Uma das novas maneiras de consumir que ganhou peso nesse cenário, foi através da tecnologia, o mercado de varejo migrou para o cenário digital e as vendas ganharam peso em e-commerces e lojas virtuais. E devido ao crescimento da concorrência, é importante se adaptar à nova realidade para se manter na corrida.

Acompanhe a seguir, algumas tendências que têm influenciado o cenário do varejo no setor da moda em 2021!


1- E-commerce e lojas virtuais

O crescimento do número de usuários e lojas que ocuparam o cenário digital têm sido progressivo desde o ano passado. As plataformas e-commerce cresceram e obtiveram alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao ano de 2020, segundo o site e-commerce Brasil em entrevista à Neotrust. O número representa o maior aumento desse comércio dos últimos 20 anos. 

Neste cenário, as empresas que já possuíam uma loja física passaram a investir no cenário virtual e quanto aos pequenos empresários que não possuíam capital suficiente para investir, encontraram o espaço gratuito de plataformas como Instagram - loja virtual, Facebook e Whatsapp Business. O crescimento da taxa de lucratividade chegam a superar os das lojas virtuais em comparativos internos das empresas.

Além dos e-commerces, o espaço das lojas virtuais dentro das redes sociais também são ótimas aliadas e estão movimentando todo cenário lojista no setor da moda. Houve também um crescimento no índice de confiança dos consumidores ao adquirirem produtos online, principalmente devido às políticas de restrição e segurança que manteram as portas dos comércios fechadas por vários meses durante a pandemia. 


2- Sistema de entregas rápidas, Uber Flash, delivery e fretes acessíveis

O que em 2019 era associado em maior parte apenas para entregas de restaurantes, ou grandes mudanças de transportadoras, tornou-se uma das fortes mudanças do varejo em 2021. A taxa de brasileiros que utilizam aplicativos delivery como     Uber, I Food e Rappi, cresceu mais de 72% de acordo com a pesquisa da Ebit Nielsen. 

Esses aplicativos exibem funções além do transporte de alimentos, eles entregam documentos, pequenos pacotes e em estados como São Paulo é possível realizar até mudanças pelo aplicativo, fazer as compras do mês, enviar entregas das lojas virtuais, produtos farmacêuticos e trocar o crédito do cartão por dinheiro físico, tudo sem sair de casa. Para os entrevistados, a praticidade é o maior motivo para o uso dos aplicativos.


3- Flexibilização de horários e o home office

Uma das vantagens do comércio online é que não dependem de horários fixos para o funcionamento das lojas. Elas estão disponíveis 24 horas por dia, independente de finais de semana e feriados. Por isso, os hábitos dos consumidores também foram moldados para comprar em qualquer momento, conforme suas vontades. A facilidade em comprar rompeu os limites do horário comercial e as lojas passaram a se adequar ao cenário. 

A nova modalidade de serviços 24 horas, estão além de farmácias e bancos, a força que ganharam no comércio estende-se a restaurantes, imobiliárias, concessionárias, lojas de eletrônicos e até ao segmento de vestuário. Assim, os comerciantes e varejistas se adaptaram e flexibilizam mais a sua jornada de trabalho para entregar produtos e serviços em tempo integral.


4- Medidas de segurança contra Covid-19 e higiene

Outra tendência que ganhou força em 2021 é a higiene, que ganhou força no cenário do varejo, devido às medidas sanitárias e restritivas pautadas durante o período da pandemia. As medidas de segurança que incluem, uso de máscara, álcool gel e lavar bem as mãos regularmente, para evitar contaminações em locais públicos, influenciam tanto os consumidores quanto os lojistas.

Entre as soluções abordadas no comércio e nas lojas físicas, os lojistas disponibilizaram 
recipientes contendo álcool em gel no local e pias para lavar as mãos (tanto por exigência dos clientes quanto das Secretarias de Saúde do Brasil).

Mas a higiene e os métodos de prevenção à contaminação vão além do contato pessoal. Ela é influenciada também por todos os métodos de transmissão e por isso até as formas de pagamento mudaram. 

O aumento da utilização de cartões de crédito por exemplo, faz parte dessa mudança, já que as pessoas evitam  utilizar dinheiro dinheiro e andar com cédulas, material esse de grande circulação e com alto risco de contaminação. Além disso, os cartões são de plástico e não deterioram com o uso do álcool gel e podem ser sanitizados regularmente. 

Muitas transações bancárias também sofreram alterações, com a popularizaram do internet banking por exemplo, as transações são feitas virtualmente pelo celular ou computador com acesso à internet e não necessitam de um cartão. Para o segmento de varejo, houve uma adaptação às novas formas de pagamento que acompanham as mudanças nos hábitos dos seus consumidores.

 

5- O surgimento do PIX

Entre as novas formas de pagamento, surgiu o mais recente método PIX. Uma opção mais flexível, simples e ágil para pagamentos entre CPFs e CNPJs, já que não apresentam taxas nas transferências e quando possuem, são muito inferiores aos valores cobrados por transações tradicionais com TED ou DOC. Uma pesquisa de dados da Euromonitor indica que 20% dos consumidores usam métodos de pagamento via celular diariamente.

De acordo com pesquisa encomendada pelo C6 Bank ao IBOPEdtm, realizada em novembro do ano passado, 92% das pessoas conhecem o novo sistema de pagamentos, e a maioria o considera seguro.

O Banco Central divulgou resultados promissores  a respeito da adaptação ao novo método de pagamento que comprova a tendência no comércio em 2021. O PIX, da data do seu lançamento (16 de novembro) até o dia 03 de dezembro, contou com 43 milhões de transações, que movimentaram R$ 40,5 bilhões.

Como você pode perceber a tecnologia tem ganhado espaço em todos os ambientes inclusive no segmento varejista. E se você quer estar por dentro dessas mudanças não pode deixar de adaptar a essa nova realidade. A Nuvem Moda oferece o que há de mais tecnológico em otimização de processos através do Sistema ERP para o segmento da moda. 

Quer saber como a Nuvem Moda pode ajudar a sua loja a se destacar no ambiente virtual? Clique aqui e conheça as nossas soluções para o segmento varejista!